A arquiteta Priscilla Bencke começa fazendo a seguinte análise: você já parou para observar como os ambientes que você frequenta ao longo de um dia influenciam no seu humor, energia, concentração e produtividade? Geralmente isso acaba passando despercebido. Não é verdade? E o ambiente de trabalho, em que você passa horas, é justamente um destes espaços. Esteja ele numa empresa ou home office.
Segundo a especialista em ambientes de trabalho e neuroarquitetura no Brasil, a arquiteta Priscilla Bencke (www.qualidadecorporativa.com.br), o local de trabalho afeta diretamente nas emoções e comportamentos.
“Muitas vezes não percebemos as influências do meio externo. Isso porque muitas delas entram em nosso cérebro de forma inconsciente. Por isso, se este espaço for mal projetado, pode ainda prejudicar a saúde física e mental dos colaboradores”, destaca a profissional.
Ela continua: “Nós somos seres sensoriais. Temos receptores em nosso corpo que interpretam as informações do meio externo e enviam para o cérebro. Consequentemente, isso vai gerar uma emoção, estimulando um determinado comportamento.”
Arquiteta Priscilla Bancke fala dos benefícios dos ambientes de trabalho bem projetados
AMBIENTES DE TRABALHO POSITIVOS
Pensando nisso, a arquiteta Priscilla Bencke trouxe para o Brasil o curso “Projetos para Ambientes de Trabalho” com foco em neuroarquitetura.
O curso é organizado pela Bencke Arquitetura e Qualidade Corporativa Smart Workplaces (linktr.ee/qualidade.corporativa), em parceria com a Mensch&Büro Akademie (www.menschundbueroakademie.de), da Alemanha.
Todo o conteúdo das aulas segue os mesmos moldes do que é apresentado na Alemanha, com o diferencial de ter um custo mais acessível aqui no Brasil.
Além disso, as aulas são 100% em português e os alunos recebem um certificado alemão com validade no Brasil e exterior.
“Lá fora esse curso tem um investimento de aproximadamente R$ 5 mil”, destaca a arquiteta Priscilla Bencke, que é especialista em projetos para ambientes de trabalho e criadora do conceito da Qualidade Corporativa no Brasil.
OS AMBIENTES E A NEUROARQUITETURA
A neuroarquitetura, que já é estudada há mais de 10 anos no exterior e tem muitos dos estudos centralizados na Academy of Neuroscience for Architecture (Anfa), consegue, hoje em dia, comprovar o impacto dos ambientes nas pessoas, por meio de pesquisas com equipamentos como a ressonância magnética, que analisa as áreas do cérebro que são ativadas quando enxergamos determinadas imagens.
A INFLUÊNCIA DAS CORES
Cada cor atinge uma área do cérebro de forma diferente a partir da nossa visão, gerando determinados comportamentos em cada pessoa.
Esse, portanto, é um dos fatores que devem ser estudados e levados em consideração na hora de projetar um ambiente de trabalho.
Considerando o estresse no trabalho, é necessário entender ainda que cada luz emite uma cor que afeta na forma de desempenhar a atividade.
Se um ambiente está com pouca luz, por exemplo, a vista ficará mais cansada, podendo causar dores de cabeça e estresse. Por esse motivo, ao escolher a iluminação do ambiente de trabalho deve ser estudado o quanto será necessário para a prática da atividade.
“Existe uma tendência de se colocar apenas a luz branca nos ambiente de trabalho, pois ela evita o sono. Obviamente, quando estamos um longo período de tempo sobre essa luz não vamos conseguir relaxar nosso corpo”, explica a arquiteta Priscilla Bencke.
LUZ NATURAL NOS AMBIENTES
A iluminação natural é uma das formas de se combater o estresse, mas o seu excesso também pode causar o efeito contrário.
“Temos que cuidar ainda para que os raios do sol ou a claridade não prejudiquem a visibilidade dos monitores. Isso acontece muito em escritórios. A pessoa passa o dia inteiro forçando os olhos para enxergar e isso pode gerar dor de cabeça que, consequentemente, influencia no estresse.”
BARULHOS E RUÍDOS
Outro problema que causa o estresse no ambiente de trabalho é o barulho, seja esse interno ou externo. O Brasil vem incorporando uma referência do exterior que é o ambiente de trabalho aberto e sem divisórias.
Segundo a arquiteta Priscilla Bencke, essa é uma forma de otimizar os espaços. Porém, o controle da acústica fica prejudicado. Os ruídos que geram o estresse são geralmente o barulho do colega, equipamentos, vizinhos e barulhos da rua como buzinas e músicas.
“Qualquer ruído que nos desconcentra pode nos levar à irritação depois de um determinado período”, considera a especialista.
Uma solução para o problema, em alguns casos, é uso de equipamento de segurança auditiva ou o fone de ouvido, que pode, inclusive, auxiliar no combate ao estresse com músicas.
AS PLANTAS TRAZEM BEM-ESTAR
Além disso, a presença de vegetação no ambiente de trabalho ajuda a aumentar o bem-estar e a criatividade em 15%, e a produtividade em 6%.
“O nosso cérebro também faz essa referência com uma vegetação artificial, um quadro com imagem de paisagem, revestimento de madeira, pedra, tudo o que simule a questão da natureza. Então, é um investimento acessível e traz muitos benefícios”, indica.
Plantas trazem bem-estar ao ambiente de trabalho
SOBRE O CURSO
O objetivo do curso “Projetos para Ambientes de Trabalho” com foco em neuroarquitetura é preparar arquitetos e estudantes de arquitetura e design de interiores, além de profissionais da área (facilities, setor moveleiro, personal organizer, equipes de RH e marketing).
A ideia é que eles criem projetos de ambientes de trabalho inteligentes, ou seja, que estimulam a produtividade e a concentração, e que promovam qualidade de vida e bem-estar aos profissionais.
TEMAS TRABALHADOS
Entre os temas do curso são trabalhados detalhes que englobam desde o início de um projeto corporativo e a legislação, ao detalhamento das estações de trabalho, bem como áreas de armazenamento, acessos e reuniões, além de fatores ambientais, que devem ser considerados nos projetos corporativos.
Também são abordadas questões de mobiliário e ergonomia, buscando o bem-estar e a saúde dos profissionais.
Vale lembrar que o curso não exige necessidade do domínio de softwares de graficação e nem conhecimento prévio de arquitetura, já que o conceito de qualidade corporativa pode ser aplicado em qualquer área que trabalhe com gestão de pessoas.
Priscilla Bencke faz parte da Bencke Arquitetura e Construções. Ela é especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho (Gepr. ArbeitsplatzExpertin/Gepr. BüroEinrichterin) e consultora internacional de Qualidade em Escritórios (Quality Office Consultant). Priscila é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduada em Arquitetura de Interiores pela UniRitter Laureate International Universities.