Todo mundo sabe que é preciso manter as mãos limpas para evitar determinadas doenças, certo? Mais ou menos. Infelizmente nem sempre as pessoas mantêm este hábito de higiene no dia a dia e acabam não se dando conta do quanto as suas mãos estão cheias de bactérias. Exagero? Não. Apenas uma questão de saúde pública. E aí muita gente fica sempre doente e nem imagina o motivo.
Como já dissemos, lavar as mãos pode parecer apenas um simples hábito de higiene. Porém, o que muitos não sabem é que isso pode prevenir diversos tipos de doenças, principalmente as infectocontagiosas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que é possível reduzir em até 40% o risco de infecções, diarreias, resfriados e conjuntivites quando se mantém as mãos limpas.
MÃOS LIMPAS SEMPRE!
Segundo o dr. Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway, as mãos são as principais vias de transmissão de germes e micro-organismos. “Se não mantivermos as mãos limpas, atos simples como coçar os olhos, o nariz e a boca podem colocar a sua saúde em risco”, observa.
O ideal é manter as mãos limpas ao longo de todo o dia. Além disso, é imprescindível lavar as mãos antes e depois das refeições, ao preparar as refeições, ao assuar o nariz ou usar o banheiro. O médico também faz um alerta para as pessoas que usam lentes de contato.
“Antes de colocar e tirar as lentes, as mãos devem estar bem limpas. Contaminar as lentes pode fazer com que a pessoa tenha conjuntivite e tenha que se desfazer das lentes mais cedo do que o comum”, explica o especialista.
FIQUE ATENTO
Também é fundamental higienizar as mãos antes e depois de utilizar o transporte público. Acessados por milhares de pessoas diariamente, ônibus, metrô e trem são lugares muito propícios para o contato com bactérias. E as pessoas, na maioria das vezes, deixam este detalhe passar despercebido.
Não podemos deixar de citar os teclados de computadores e mouses, além dos telefones fixos e principalmente os celulares. Ah, os celulares… Você já parou para pensar quantas vezes estes aparelhos são manuseados? Centenas de vezes! É durante o dia, à noite… Então é sempre bom manter as mãos limpas, certo?
ÁLCOOL-GEL
Para quem passa muito tempo na rua e não consegue parar em todos os lugares para lavar as mãos, uma opção é o álcool-gel. “O álcool-gel serve para desinfetar e matar qualquer tipo de bactéria, desde que sua concentração seja de 60% a 80%. Entretanto, apesar de ter uma duração prolongada, ele não substitui a lavagem com água e sabão”, explica o dr. Aier Adriano Costa.
O álcool-gel ajuda a manter as mãos limpas na falta de água e sabão para lavar as mãos
ENTÃO VAMOS APRENDER!
Para deixar a sua mão bem limpinha, vale a pena seguir alguns passos.
Primeiro, passe sabonete e água limpa nas mãos. Depois, esfregue a palma de cada mão. Esfregue a ponta dos dedos na palma da outra mão. Esfregue entre os dedos de cada mão. Esfregue o polegar de cada mão.
Lave o dorso de cada mão. Lave os punhos de ambas as mãos. E seque com uma toalha limpa ou papel toalha.
Ah, outra dica importante. Sabe o papel que você usou para secar as mãos? Use-o para fechar a torneira e evitar que as bactérias que tenham ficado na torneira voltem paras as suas mãos já limpas.
Para conhecer todos os detalhes sobre o Docway, que está disponível para os sistemas Android e iOS, acesse o site www.docway.co. Trata-se de uma plataforma que leva o médico onde o paciente está. A pessoa acessa, escolhe a especialidade e faz o agendamento. Também pode-se solicitar vacinas e coletas de exames.
Matéria editada e produzida pela jornalista Vanessa de Sousa Fernandes, integrante da equipe da Agência RP7.